[VÍDEO] – Metanálise da extensão da adjuvância hormonal

2 min. de leitura

O oncologista clínico e diretor científico do Instituto Oncoguia, Dr. Rafael Kaliks, abordou o tema da adjuvância estendida com hormonioterapia, em câncer de mama com expressão de receptores hormonais, conforme dados da meta-análise do EBCTCG, apresentados no San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS) 2018, que ocorreu entre 04 e 08 de dezembro, em San Antonio (EUA).

O estudo contemplou os principais trabalhos que buscaram avaliar o benefício de 5 anos adicionais de hormonioterapia com inibidores de aromatase (IA) após os 5 anos de hormonioterapia inicial (com tamoxifeno, IA ou ambos em sequência). Foram avaliados 11 estudos, com mais de 22.000 pacientes na população combinada, e os resultados mostraram que o benefício de hormonioterapia estendida foi maior para aquelas pacientes que realizaram o tratamento inicial com 5 anos de tamoxifeno, também existindo, mas com menor magnitude, para aquelas que receberam IA ou tamoxifeno + IA nos primeiros 5 anos.

Além disso, o Dr. Rafael ressaltou que o ganho se deu em redução de risco de recidiva e de recidiva à distância, sem impacto em sobrevida global, mais marcadamente do 2º ao 4º ano de tratamento adicional. O médico analisou esse dado à luz do fato que a maior parte das pacientes está curada com o tratamento inicial, e as demais tendem a apresentar recidivas de fato mais precoces.

O oncologista ainda destacou o fato de que, para as pacientes com linfonodos negativos à cirurgia, praticamente não houve benefício de tratamento estendido, reiterando que, na prática clínica, a indicação de 5 anos adicionais deverá se dar, por ora, para aquelas que apresentem linfonodos comprometidos. O Dr. Rafael Kaliks ainda pontuou a ausência de dados que correlacionassem assinaturas gênicas preditoras de risco ao benefício do tratamento estendido e analisou que, possivelmente, a recomendação de extensão da hormonioterapia no dia a dia se dará mais fortemente quanto melhor for à tolerância das pacientes aos 5 anos iniciais.

A Oncologia Brasil está realizando a cobertura do SABCS 2018, diretamente de San Antonio (EUA).

Send this to a friend