Pulmão em Foco: rediscutindo o desafio do diagnóstico – da obtenção da amostra à escolha terapêutica

2 min. de leitura

Dr. Ricardo Terra, cirurgião torácico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Vladmir Lima, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center, e Dr. Tony Mok, professor no departamento de oncologia clínica na Chinese University of Hong Kong, discutem, a partir de dois casos clínicos, o desafio do diagnóstico de câncer de pulmão, desde a obtenção da amostra até a escolha terapêutica.

O webinar faz parte do programa educacional de ensino a distância Pulmão em Foco e teve por objetivo promover o debate da importância do teste molecular upfront para o paciente, especialmente em um cenário onde há disponibilidade de tratamento com imunoterapia.

Dr. Tony Mok iniciou o evento com uma explanação sobre o gerenciamento, monitoramento da resposta ao tratamento, detecção precoce e perfil de resistência do câncer de pulmão avançado através das análises genômicas em amostras de sangue, mostrando a importância de se determinar as mutações EGFR, a translocação do ALK, mutações incomuns e a carga mutacional do tumor (TMB) antes de iniciar o tratamento.

Na sequência, Dr. Ricardo Terra apresentou dois casos clínicos desafiadores e Dr. Tony Mok e Dr. Vladmir Lima se uniram à discussão enriquecedora com suas percepções, insights e expertise da prática clínica.

Saiba mais:
Sacagliotti, GV et al. Randomized Study of Adjuvant Chemotherapy for Completely Resected Stage I, II, or IIIA Non–Small-Cell Lung Cancer JNCI: Journal of the National Cancer Institute, Volume 95, Issue 19, 1 October 2003, Pages 1453–1461

Mok, T et al. Gefitinib or Carboplatin–Paclitaxel in Pulmonary Adenocarcinoma
N Engl J Med 2009; 361:947-957

Drilon, A et al. Targeting MET in Lung Cancer: Will Expectations Finally Be MET? J Thorac Oncol, 2017; 12(1): 15-16

Howlader, N et al. The Effect of Advances in Lung-Cancer Treatment on Population Mortality N Engl J Med 2020; 383:640-649

Send this to a friend