Profissionais de enfermagem e os desafios da COVID-19

2 min. de leitura

A enfermeira oncológica de Melhoria Contínua e Navegação de Pacientes do Centro de Oncologia do HAOC e diretora de Relações Institucionais da ABRENFOH Tamara Teixeira moderou o debate sobre os desafios que a COVID-19 tem causado no dia a dia dos profissionais de enfermagem.

Acompanhada por Veronica Torel, enfermeira oncológica na BP e presidente da ABRENFOH, por Renata Pietro, presidente do COREN-SP e do Departamento de Enfermagem da Amib, e por Dr. Paulo Bloise, médico psiquiatra e fundador do Núcleo Anthropos, os especialistas discutiram também como proteger a saúde mental e física em tempos de pandemia.

Veronica comenta que o maior desafio para os profissionais da área está sendo a adequação diária das práticas assistenciais, o que resulta em outro desafio: realizar treinamentos para a equipe de maneira dinâmica e constante. Do ponto de vista do paciente oncológico, sem dúvida, os cuidados e o atendimento individual e da família também colocam desafios no momento: a maioria tem medo de contrair a infecção e, por este motivo, tem deixado de dar continuidade aos exames, tratamento ou seguimento.

Já Renata contribuiu para a discussão contando as mudanças propostas pelas organizações de saúde e assistência ao paciente oncológico, destacando o conceito de vias livres de COVID-19 e o uso de teleconsulta. Para finalizar, Dr. Paulo falou sobre os impactos emocionais intensos provocados pela mudança de trajetória na vida de todos e presenteou os espectadores com uma breve sessão de prática meditativa, trazendo uma abordagem mais dinâmica para o webinar.


Se preferir ouça nosso Podcast:

Send this to a friend