Prejuízo da espermatogênese pode estar associada à imunoterapia, sugere estudo

2 min. de leitura

Estabelecer a associação da imunoterapia com a espermatogênese é um passo essencial para a preservação da fertilidade masculina

Uma research letter publicada no JAMA Oncology recentemente discutiu a potencial associação entre inibidores de correceptores imunes (ICI) e prejuízo na espermatogênese, após achados de tecido de autópsia em homens com histórico de melanoma metastático.

O estudo baseou-se no banco de dados da Johns Hopkins Pathology e da Johns Hopkins Legacy Gift Rapid Autopsy para obter dados de autópsia de pacientes com histórico de melanoma metastático tratados com ipilimumabe, nivolumabe ou pembrolizumabe por mais de um mês. Pacientes que receberam quimioterapia ou radioterapia sistêmica no tórax, abdômen, pelve ou membros inferiores foram excluídos da análise.

Uma coorte de controle foi pareada por idade na aquisição do tecido. As amostras de autópsia de controle pertenciam a homens com histórico de melanoma metastático que nunca receberam ICI, quimioterapia ou radioterapia no tórax, abdômen, pelve ou extremidades inferiores.

A consulta de mais de 10.000 participantes identificou 13 homens (idade média de 54 anos) com melanoma metastático que possuíam amostras disponíveis de autópsia de tecido testicular. Desses 13 indivíduos, 7 receberam ICI e 6 não. Não houve diferenças entre os dois grupos na idade de diagnóstico, idade de morte ou tempo de autópsia.

Prejuízo da espermatogênese foi identificado em 6 (86%) dos 7 homens que receberam ICI, incluindo espermatogênese focal ativa em um paciente, hipo-espermatogênese em dois e síndrome de única célula de Sertoli em três deles. Dos 6 homens que não receberam ICI, o prejuízo da espermatogênese foi identificado em dois (33%). Hialinização peritubular e fibrose aumentada não foram identificadas em nenhum paciente que recebeu ICI, assim como nenhuma anormalidade das células de Leydig.

Uma limitação do estudo é o pequeno tamanho da amostra. Entretanto, identificar a associação de ICI com a espermatogênese é um passo essencial para as discussões e aconselhamento pré-tratamento entre médico e paciente sobre a preservação da fertilidade masculina. Avaliações prospectivas são necessárias a fim de confirmar o efeito gonadotóxico dos ICI.

Referências:
Scovell JM, Benz K, Samarska I, et al. Association of Impaired Spermatogenesis With the Use of Immune Checkpoint Inhibitors in Patients With Metastatic Melanoma. JAMA Oncol. Published online June 18, 2020. doi:10.1001/jamaoncol.2020.1641

 

Send this to a friend