Casos clínicos desafiadores: mama e melanoma

< 1 min. de leitura

Dr. Carlos Barrios, oncologista clínico do Grupo Oncoclínicas, e Dr. Rodrigo Munhoz, oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês, apresentam e discutem casos clínicos desafiadores no Molecular Tumor Board do Precision Oncology Review 2020.

Dr. Carlos Barrios inicia a palestra contextualizando sobre os biomarcadores em câncer de mama (ER, HER2, BRCA1/2 e PD-L1) e, na sequência, apresenta um caso clínico, seus conceitos práticos e aplicabilidade da medicina de precisão na escolha das estratégias terapêuticas.

No segundo caso do debate, Dr. Rodrigo Munhoz descreve um paciente com melanoma negativo para BRAF V600E e V600K (mutações mais prevalentes e relevantes em casos de melanoma) e sem sinais de doença à distância. As imagens mostram os linfonodos acometidos e estadiamento T0, N3b e M0, configurando um paciente do tipo estadio 3c do melanoma, ou seja, de altíssimo risco de recidiva. Por fim, o médico comenta sobre as mutações drivers mais frequentes no melanoma: BRAF e NRAS.

 

Acompanhe outras notícias do Precision Oncology Review e/ou se cadastre para a transmissão de 27/08: https://www.oncologiabrasil.com.br/precision
Send this to a friend