Aspectos desafiadores na medicina de precisão do câncer de mama

< 1 min. de leitura

Dr. Carlos Barrios, oncologista clínico do Grupo Oncoclínicas, apresenta sua percepção sobre a importância da medicina de precisão nos dias de hoje na prática clínica do câncer de mama. A aula é parte do módulo “Navegando em tumores sólidos e biomarcadores”, do primeiro dia do Precision Oncology Review 2020.

O especialista contextualiza sobre as alterações estruturais da evolução do câncer de mama, tanto as que acontecem desde o início e permanecem durante a progressão da doença, seja ela de receptor hormonal positivo ou negativo, quanto as alterações e mutações que são pontuais e geralmente surgem com a evolução da doença.

Relacionado a isso, Dr. Barrios chama a atenção para algo comumente observado em sua prática clínica. Segundo o oncologista, há uma grande chance de as mutações mais agressivas, que eventualmente levam ao óbito das pacientes, não estarem presentes no momento inicial da doença – e esse conceito, finaliza o médico, é extremamente desafiador e deveria ser mais utilizado na prática clínica.

Acompanhe outras notícias do Precision Oncology Review e/ou se cadastre para a transmissão de 27/08: https://www.oncologiabrasil.com.br/precision

Send this to a friend