Planejamento da assistência de enfermagem ao adulto idoso com câncer - Oncologia Brasil

Planejamento da assistência de enfermagem ao adulto idoso com câncer

< 1 min. de leitura

A Professora Edvane De Domenico, Membro Fundadora da ABRENFOH e Docente da EPE-UNIFESP, resume as palestras das enfermeiras Cope, D e Mcmillan, S, e da farmacêutica Schwartz, R, que discorreram sobre a importância do planejamento da assistência ao paciente idoso com câncer, considerando que esta é a maior população de pacientes na oncologia.

Inicialmente deve-se preocupar com uma ampla avaliação anterior ao tratamento oncológico, utilizando-se escalas que objetivamente indiquem as condições cognitivas, funcionais e psicológicas do adulto idoso. Também considerar as co-morbidades que apresenta, bem como os medicamentos que estão em uso, para que possíveis interações medicamentosas sejam consideradas.

Após o início do tratamento contra o câncer, as avaliações continuam sendo fundamentais. Nesta fase, o enfermeiro deve acompanhar e avaliar os indicadores clínicos, as funcionalidades e o comportamento psicossocial do adulto idoso. Novamente o uso de escalas auxilia na acurácia da avaliação e comunicação da equipe de saúde.