Panorama dos problemas históricos e atuais do SUS, com foco na reestruturação da organização e do financiamento - Oncologia Brasil

Panorama dos problemas históricos e atuais do SUS, com foco na reestruturação da organização e do financiamento

2 min. de leitura

O médico, secretário de Saúde do Estado do Pará e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Alberto Beltrame, falou dos principais problemas de financiamento e estruturação da Saúde nos Estados. Com décadas de atuação na formulação e administração de políticas públicas de Saúde, o Dr. Beltrame tem trabalhado com os Secretários de Saúde de todo o Brasil desde abril, para coordenar o funcionamento da saúde dos Estados.

O Dr. Beltrame focou-se nas dificuldades de financiamento e coordenação do Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para a incorporação de novas tecnologias, bem como para a organização e financiamento como um todo. Usando de sua familiaridade com a história da Saúde Pública brasileira, ele apresentou as origens do subfinanciamento da Saúde, e como este panorama se relaciona com o momento atual do país, que enfrenta graves dificuldades econômicas e sociais.

O Dr. Beltrame ressaltou também a problemática do crescente papel do Judiciário como um ordenador de despesas, com a promoção de acesso a determinados produtos e serviços através de tomadas de decisão, segundo ele, não qualificadas e sem conhecimento técnico. Esta prática, em sua opinião, promove mais iniquidade e desigualdade do que justiça social de fato. “Essa invasão das funções que seriam do Executivo resultam, além de despesas, na incorporação acrítica de determinadas tecnologias”, ressaltou.

Este foi o tema da apresentação do Dr. Araújo no Access Review 2019, encontro que trata dos principais temas de Acesso em Oncologia, que ocorreu no dia 27 de julho, em São Paulo (SP). O evento tem a organização educacional da Oncologia Brasil, com o apoio educacional da Roche, Bristol Myers Squibb, Bayer, Abbvie, Boehringer Ingelheim e Lilly.