Oncologia de precisão tem destaque no WCLC 2019 - Oncologia Brasil

Oncologia de precisão tem destaque no WCLC 2019

2 min. de leitura

O Dr. Luiz Henrique Araújo, oncologista clínico do Américas Oncologia Integrado e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), comenta os resultados do estudo de fase II, National Lung Matrix Trial, cujo desenho é bem diferente dos comumente publicados na área de Oncologia. A 20ª World Conference on Lung Cancer, que acontece em Barcelona (Espanha), de 07 a 10 de setembro.

O National Lung Matrix Trial é o maior teste de oncologia de precisão em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) em todo o mundo, testando vários genes. O estudo pode ser dividido em 4 grandes grupos: alvos de ciclo celular, receptores de tirosina kinase, RASmut e PI3K.

Essa nova abordagem fornece informações sobre as combinações de medicamentos e biomarcadores que têm o maior potencial na terapia-alvo. Confirma ainda, o benefício já conhecido de crizotinibe de MET, ROS e ALK e tem como destaque na mutação NF1, que teve respostas interessante com selumetinibe/docetaxel.

Segundo Dr. Luiz Henrique, esses primeiros resultados são importantes pois direcionam para estudos mais específicos que possibilitarão entender quais pacientes podem se beneficiar de terapias direcionadas.

A 20ª Conferência Mundial da IASLC sobre Câncer de Pulmão (WCLC 2019), da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC),é a maior reunião do mundo dedicada ao câncer de pulmão e outras doenças malignas torácicas, cujo objetivo é aumentar o entendimento da doença e a colaboração no desenvolvimento e implementação de novas estratégias. Vários resultados de ensaios clínicos são apresentados entre 07 e 10 de setembro de 2019, e você pode acompanhar os principais em vídeos e textos no site oncologiabrasil.com.br/iaslc-19 e nas nossas redes sociais.