Oncologia clínica brasileira e norte-americana reúnem comunidade oncológica internacional em evento translacional - Oncologia Brasil

Oncologia clínica brasileira e norte-americana reúnem comunidade oncológica internacional em evento translacional

2 min. de leitura

Evento abordou a oncologia clínica por meio de uma visão translacional, reforçando a interação entre pesquisadores e clínicos

Nenhuma outra área médica como Oncologia Clínica sofreu modificações tão rápidas nos últimos anos. O SBOC-AACR Joint Congress: A Translational Approach to Clinical Oncology – realizado na última sexta-feira e sábado (30 e 31 de outubro) em formato virtual a partir de uma parceria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e da American Association for Cancer Research (AACR) – teve como foco aproximar a oncologia básica da pesquisa científica.

O evento abordou os avanços científicos mais relevantes e recentes, apresentando como as ciências básicas e a pesquisa translacional têm se tornado primordiais para o sucesso do tratamento oncológico personalizado, e não deixou de discutir a preocupação da pandemia da COVID-19 na comunidade oncológica.

Parte dessas mudanças se devem à cadeia de pesquisa translacional que otimiza o processo de criação de uma nova droga, desde sua pesquisa básica, passando pelas fases de pesquisa clínica, aprovação e análise farmacoeconômica. Também passa pelo acesso da medicação à população através de operadoras de saúde, agências regulatórias e governo.

Graças a essa aceleração nos processos, novas medicações baseadas em mecanismos moleculares e genéticos surgem numa velocidade espantosa, promovendo um cenário dinâmico nos protocolos de tratamento de pacientes com câncer. E mais, com a geração de grandes quantidades de dados e estudos genômicos, existe cada vez mais uma aproximação da prática clínica em Oncologia da pesquisa em ciência básica.

A reunião foi a liderada pela presidente da SBOC, Dra. Clarissa Mathias, e pela CEO da AACR, Dra. Margareth Forti. Como chairs e organizadores do evento atuaram Dr. Sérgio Simon, Dr. Paulo Hoff, Dr. Carlos Gil e Dr. Manuel Hidalgo.

Referência:

SBOC-AACR Joint Congress: A Translational Approach to Clinical Oncology: sbocaacrjointcongress.com.