Novas terapias-alvo para câncer de pulmão - Oncologia Brasil

Novas terapias-alvo para câncer de pulmão

2 min. de leitura

O Dr. Tony Mok, professor da Universidade Chinesa de Hong Kong e faculty member da ESMO, especialista em oncologia torácica, comenta os seus principais destaques em relação a novas terapias-alvo para câncer de pulmão, conforme trabalhos apresentados na 20ª World Conference on Lung Cancer, realizada em Barcelona (Espanha), entre 07 e 10 de setembro.

Para o professor, um dos mais importantes estudos nessa área foi ensaio de fase I/II que avaliou o fármaco AMG 510, um inibidor de KRAS, específico para pacientes com a mutação G12C. O Dr. Mok destacou a taxa de resposta de quase 50% nos 22 pacientes analisados e ressaltou que um estudo randomizado é aguardado com entusiasmo, uma vez que se trata de uma alteração genética até agora órfã de tratamentos-alvo eficazes.

O segundo destaque do oncologista foi o estudo LIBRETTO-001, que avaliou a eficácia de um novo inibidor de fusões do gene RET, o LOXO-292 (selpercatinibe). A medicação alcançou taxas de resposta importantes, chegando a 91% de resposta em sistema nervoso central, nos indivíduos com metástases cerebrais. Além disso, o Dr. Mok destacou a sobrevida livre de progressão mediana de 18 meses, acima da mediana da maioria das terapias-alvo para outras alterações driver em câncer de pulmão.

A 20ª Conferência Mundial da IASLC sobre Câncer de Pulmão (WCLC 2019), da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC),é a maior reunião do mundo dedicada ao câncer de pulmão e outras doenças malignas torácicas, cujo objetivo é aumentar o entendimento da doença e a colaboração no desenvolvimento e implementação de novas estratégias. Vários resultados de ensaios clínicos são apresentados entre 07 e 10 de setembro de 2019, e você pode acompanhar os principais em vídeos e textos no site oncologiabrasil.com.br/iaslc-19 e nas nossas redes sociais.