Nivolumabe mais quimioterapia demonstra benefício significativo para câncer de pulmão não-pequenas células

2 min. de leitura

CheckMate-816, um dos principais trabalhos apresentados no AACR Annual Meeting 2021, mostrou que a combinação aumentou a taxa de resposta patológica completa em comparação com quimioterapia isolada  

Dr. Pedro de Marchi, Oncologista Clínico do Grupo Oncoclínicas do Rio de Janeiro, faz uma análise sobre o CheckMate-816, um importante estudo de fase III apresentado durante o American Association for Cancer Research (AACR) Annual Meeting 2021.  

Os resultados do ensaio demonstraram que a adição de nivolumabe à quimioterapia para pacientes com câncer de pulmão de não-pequenas células ressecáveis (CPNPC) aumentou a taxa de resposta patológica completa para 24%, em comparação com 2,2% no braço que recebeu quimioterapia isolada. Após o tratamento, os pacientes foram operados em um intervalo de até seis semanas. A combinação também não levou a nenhum aumento na toxicidade geral ou atrasos nas cirurgias.  

“Esse é o primeiro estudo de fase III demonstrando o benefício em relação à resposta patológica completa da adição de imunoterapia à quimioterapia em um contexto neoadjuvante. Acho que ainda não estamos prontos para usar essa estratégia na prática clínica, mas certamente o resultado é bastante animador e, possivelmente, veremos, em algum tempo, os resultados clínicos, que têm uma alta chance de serem positivos”, afirma o especialista. 

Ouça os comentários do médico também em versão podcast: 

 

Referência: 
M Forde P, et al. Nivolumab (NIVO) + platinum-doublet chemotherapy (chemo) vs chemo as neoadjuvant treatment (tx) for resectable (IB-IIIA) non-small cell lung cancer (NSCLC) in the phase 3 CheckMate 816 trial. Abstract CT003. AACR Annual Meeting 2021. 

 

 

Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a).   

 

Send this to a friend