Nelson Teich, Fernando Maluf e Antonio Buzaid palestram na noite de abertura do IV ECIP - Oncologia Brasil

Nelson Teich, Fernando Maluf e Antonio Buzaid palestram na noite de abertura do IV ECIP

2 min. de leitura

A abertura do IV ECIP – Encontro de Cancerologia no Interior Paulista e X Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária contou com palestras e discussão ao vivo dos especialistas

Dra. Kathia Abdalla, oncologista clínica do Departamento de Tumores Gastrointestinais do Hospital de Base de São José do Rio Preto, e Dr. Gustavo Girotto, investigador principal do CIP, diretor científico do Serviço de Oncologia Clínica do HB/FAMERP e membro do Comitê de Pesquisa Clínica da SBOC, abriram oficialmente a quarta edição do ECIP, realizado em formato virtual, na noite da última quinta-feira, 26/11. 

Dr. Nelson Teich, Médico Oncologista, Mestre em Economia da Saúde e Ex-Ministro da Saúde, realizou a primeira palestra abordando os resultados do sistema de saúde no Brasil durante a pandemia de COVID-19. Ele comentou que a situação sobrecarregou o sistema de saúde do país e do mundo, mostrando as já existentes fragilidades e a importância de um melhor planejamento para que haja equidade no acesso à saúde para toda a sociedade. 

Dr. Fernando Maluf, oncologista clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP de São Paulo, na sequência, discutiu sobre o Sim para a Quimio Oral e seus desafios relacionados ao acesso. Este projeto de lei tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso dos pacientes à quimioterapia oral. De acordo com o médico, entende-se que essa aprovação beneficiaria aproximadamente 50 mil pessoas, uma vez que torna o tratamento mais prático para o paciente com câncer, o que ajuda a aumentar a adesão e os desfechos. 

A aula magna do evento ficou sob responsabilidade do Dr. Antônio Carlos Buzaid, Diretor Médico Geral do Centro de Oncologia da BP e Membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein, que explicou como construir um centro de oncologia clínica. O oncologista comentou sobre a importância de se realizar um business plan e uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e compartilhou um ditado árabe ao finalizar sua palestra: “Primeiro, escolha as pessoas. Depois, o caminho”. 

Após a discussão com todos os convidados, Dra. Amália Tieco Sabbag, diretora administrativa do Hospital de Base, encerrou a transmissão e convidou a todos para assistirem ao dois dias do evento. 

 

Saiba mais: 

www.ecip.com.br 

www.oncologiabrasil.com.br