Manejo de eventos adversos cutâneos em pacientes oncológicos

2 min. de leitura

Dr. Marcelo Avè, médico dermatologista e Gerente Médico da MDHealth, conversou com Dra. Cristina Abdalla, médica dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, e Dr. Rodrigo Munhoz, oncologista clínico também do Hospital Sírio-Libanês, sobre o manejo de eventos adversos cutâneos em pacientes oncológicos.

Com a introdução de novas terapias para o tratamento de pacientes oncológicos surgem, de acordo com Dr. Marcelo, novos desafios em relação à alteração do funcionamento normal da pele, cabelo e unhas – o que faz com que a discussão sobre como manejar essas alterações seja tão importante.

Desse modo, Dra. Cristina inicia sua palestra mostrando a importância da barreira cutânea e como as terapias oncológicas afetam o microbioma da pele. Ela aborda alguns dos eventos adversos da terapia citotóxica, imunoterapia, dos inibidores EGFR e das drogas-alvo inibidoras de BRAF e MEK, como eritema tóxico, queratoses, rash cutâneo, farmacodermias, hiperqueratose, entre outras.

A dermatologista comenta também sobre como minimizar esses eventos adversos, os tratamentos e outros cuidados gerais para os pacientes oncológicos.

Dr. Rodrigo, na sequência, ressaltou a importância da assistência integrada, uma vez que existem toxicidades cutâneas imunomediadas graves. Segundo o especialista, embora a maioria dos pacientes não apresente toxicidade de pele severa, eventos adversos cutâneos são bastante prevalentes e podem ter um impacto negativo muito grande na percepção da qualidade de vida, mesmo que o tratamento esteja dando resultado.

Ao final da discussão, Dra. Cristina passou as recomendações básicas de rotina para o cuidado da pele do paciente oncológico e Dr. Rodrigo reforçou a mensagem sobre a importância do cuidado sistêmico por uma equipe multidisciplinar.

 

Saiba mais:

Lacouture, M. Dermatologic Principles and Practice in Oncology, Conditions of the Skin, Hair and Nails in Cancer Patients.  Wiley-Blackwell 456 Pages, 2014.

Bensandoun, RJ et al. Daily baseline skin care in the prevention treatment and supportive care of skin toxicity in oncology patients: recommendations from a multinational expert painel. Cancer Manag Res, 2013; 6: 401-408.

Send this to a friend