Inibidores de PARP e seu papel no sequenciamento do câncer de próstata metastático resistente à castração - Oncologia Brasil

Inibidores de PARP e seu papel no sequenciamento do câncer de próstata metastático resistente à castração

2 min. de leitura

Dr. Fernando Maluf, Oncologista Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta resultados do estudo PROfound 

 

Dr. Fernando Maluf, Oncologista Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo analisa o papel das novas drogas, os inibidores de PARP, no sequenciamento no câncer de próstata metastático resistente à castração.

O estudo de fase III PROfound, publicado no The New England Journal of Medicine (NEJM), selecionou pacientes com base em biomarcadores e comparou o tratamento com o inibidor de PARP olaparibe , que haviam falhado a terapias prévias e tinham a presença de alterações de genes de reparo.  

“O papel dos biomarcadores é fundamental quando a gente tem um câncer de próstata metastático, particularmente resistente à castração, porque a droga tem um funcionamento específico para quem tem essas alterações”, afirma Dr. Maluf. “O que esse estudo viu é que o olaparibe, pra quem tinha alterações de BRCA 1 ou 2 ou ATM, reduziu o risco de progressão em 66% e houve redução do risco de morte de 31% completa. 

O especialista ainda destaca a importância da realização do teste genético para pacientes com câncer de próstata avançado, quando a doença se torna resistente à castração. Além de teste germinativo para pacientes com doença localizada, quando há histórico familiar de câncer. 

Olaparibe já está aprovado para tratamento de câncer de próstata resistente à castração no Brasil desde janeiro de 2021.

Assista ao vídeo
 

 

Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a).   

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação