Humanização no acolhimento médico: um diferencial de baixo custo e grandes resultados - Oncologia Brasil

Humanização no acolhimento médico: um diferencial de baixo custo e grandes resultados

< 1 min. de leitura

O oncologista, professor da Universidade de São Paulo e Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Dr. Paulo Hoff, defendeu, no Access Review 2019, o atendimento humanizado como uma abordagem importante em Oncologia. A humanização do atendimento, segundo ele, é uma forma de aumentar a confiança, a aceitação e a qualidade de vida dos pacientes durante todo o processo de tratamento.

“Comumente, quando nós falamos de serviços médicos, focamos na assistência e, frequentemente, em ensino e pesquisa. A minha palestra focou-se num quarto aspecto: a humanização do atendimento”, afirmou ele.

De acordo com Hoff, no ICESP o acolhimento ao paciente é tratado de maneira transversal em todos os serviços. “Esse diferencial na relação com o paciente tem levado a um amplo reconhecimento por parte da população, e à melhor aceitação do tratamento por quem é acolhido no hospital”, destacou o Dr. Hoff.

O Dr. Hoff defendeu, por fim, que a humanização no acolhimento é um caminho para melhorar os serviços de Saúde a baixos custos de implementação, não afetando, portanto, outros aspectos do tratamento dos pacientes.

Foi esta a discussão central da fala apresentada pelo Dr. Paulo Hoff no Access Review 2019, encontro que trata dos principais temas de Acesso em Oncologia, que ocorreu no dia 27 de julho, em São Paulo (SP). O evento tem a organização educacional da Oncologia Brasil, com o apoio educacional da Roche, Bristol Myers Squibb, Bayer, Abbvie, Boehringer Ingelheim e Lilly.