Highlights ISPOR 2020

2 min. de leitura

A ISPOR 2020 aconteceu entre os dias 18 e 20 de maio e o Dr. Stephen Stefani, Oncologista clínico e Presidente do capítulo Brasil da ISPOR relata os principais temas abordados.

O evento, que geralmente tem diversas edições – nos Estados Unidos, Europa, Ásia, América Latina – e costuma reunir muitas pessoas, foi realizado virtualmente este ano, facilitando e democratizando a interação da comunidade científica de todo o mundo.

Questões como responsabilidade orçamentária e alocação de recursos – conceitos que sempre foram fundamentos da economia da saúde – nunca estiveram tão próximas e acessíveis a todos. Entre os vários temas do evento, a pandemia e sua repercussão no sistema de saúde foram incorporadas à programação científica e permearam vários momentos, contribuindo ainda mais para os debates sobre metodologias e estudos realizados em outras áreas.

As discussões sobre responsabilidade orçamentária e alocação de recursos em ações que têm valor foram alguns dos destaques apontados por Dr. Stephen, uma vez que são temas agora ainda mais próximos dos médicos e da população em geral. “As pessoas estão identificando que talvez tenham que priorizar custos em hospitais e oferecer recursos de alta complexidade e que para isso precisamos retirar recursos de outro lugar”, afirmou.

O atual cenário também reforça a importância de as decisões serem colaborativas. De acordo com o oncologista, estudos no mundo inteiro apontam nessa mesma direção. “Hoje temos quase 200 estudos em andamento no mês de maio de 2020. Porém, se pudermos desenvolver estudos colaborativos e ter a participação de vários países e investigadores, aumentamos as probabilidades de as informações chegarem mais rapidamente a todos, com mais assertividade e proporcionando melhor utilização de recursos”.

Outros tópicos destacados pelo especialista no vídeo abordaram a importância da transparência e de discussões baseadas em evidência científica, a telemedicina e alguns estudos relevantes apresentados no evento.

Dr. Stephen conclui celebrando o sucesso da ISPOR 2020, que demonstrou ser possível desenvolver ciência, consolidar informações, compartilhar experiências e buscar soluções, mesmo diante das adversidades.

Se preferir ouça nosso podcast

 

Send this to a friend