Ganho em sobrevida global com imunoterapia em câncer de pulmão de pequenas células – estudo CASPIAN - Oncologia Brasil

Ganho em sobrevida global com imunoterapia em câncer de pulmão de pequenas células – estudo CASPIAN

2 min. de leitura

A Dra. Samira Mascarenhas, oncologista clínica do Grupo Oncoclínicas e membro do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), comenta os resultados de sobrevida global (SG) do estudo CASPIAN, que avaliou o uso de imunoterapia combinada a quimioterapia para câncer de pulmão de pequenas células (CPPC), apresentados hoje na Sessão Presidencial da 20ª World Conference on Lung Cancer, que acontece em Barcelona (Espanha), de 07 a 10 de setembro.

O estudo de fase III avaliou pacientes com CPPC e doença extensa, sem tratamento prévio, divididos em 3 braços: tratamento padrão com platina e etoposídeo (EP); durvalumabe (D) + EP; durvalumabe + tremelimumabe + EP. Os dados apresentados de D + EP vs. EP mostram um ganho significativo em SG para o braço de imunoterapia combinada, com medianas de 13 vs. 10,3 meses (HR 0,73), correspondendo a 33,9% vs. 24,7% de pacientes vivos em 18 meses.

A Dra. Samira aponta que esse resultado vem para consolidar o papel da imunoterapia no CPPC, com a ressalva de que o papel de biomarcadores ainda precisa ser estudado nesse contexto, o que pode vir a permitir uma melhor seleção de pacientes que se beneficiarão desse tratamento e uma eventual otimização desse ganho ainda modesto em sobrevida.

A 20ª Conferência Mundial da IASLC sobre Câncer de Pulmão (WCLC 2019), da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC),é a maior reunião do mundo dedicada ao câncer de pulmão e outras doenças malignas torácicas, cujo objetivo é aumentar o entendimento da doença e a colaboração no desenvolvimento e implementação de novas estratégias. Vários resultados de ensaios clínicos são apresentados entre 07 e 10 de setembro de 2019, e você pode acompanhar os principais em vídeos e textos no site oncologiabrasil.com.br/iaslc-19 e nas nossas redes sociais.