FDA concede revisão prioritária para nova terapia-alvo para câncer de pulmão com mutação em MET - Oncologia Brasil

FDA concede revisão prioritária para nova terapia-alvo para câncer de pulmão com mutação em MET

2 min. de leitura

A agência regulatória americana Food and Drug Administration (FDA) concedeu, em 11 de fevereiro de 2020, status de revisão prioritária para a medicação capmatinibe. Essa nova terapia-alvo age especificamente em células portadoras de mutações no éxon 14 do gene MET (METex14) e está sendo avaliada para tratamento de câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP), doença na qual a presença dessa alteração pode ocorrer em 3-4% dos casos, conferindo pior prognóstico aos pacientes afetados.

A revisão prioritária se baseia nos resultados das coortes 4 e 5b do estudo de fase II GEOMETRY mono-1, que foram apresentados no ASCO Annual Meeting 2019. Essa primeira análise mostrou taxas de resposta objetiva de 39,1% e 71,4%, em pacientes pré-tratados com uma ou mais linhas de tratamento e em pacientes sem tratamento prévio, respectivamente.

As medianas de duração de resposta (9,72 e 8,41 meses) e de sobrevida livre de progressão (5,42 e 9,13, respectivamente) também se mostraram promissoras, ao passo que as principais toxicidades observadas foram edema periférico, náusea e vômitos, correspondendo a eventos adversos de graus 1-2 na maior parte dos casos.

Esse status é concedido a terapias que o FDA enxerga como promissoras e potencialmente capazes de promover avanços importantes no tratamento das doenças para as quais são desenvolvidas. A revisão prioritária garante um período de revisão mais curto por parte da agência, possibilitando uma eventual aprovação mais rápida da medicação para uso geral.

Em caso de aprovação, o capmatinibe será a primeira terapia-alvo específica para METex14 disponível para o tratamento de pacientes com CPCNP portadores dessa alteração.