Estudo BFAST: Biópsia líquida e câncer de pulmão - Oncologia Brasil

Estudo BFAST: Biópsia líquida e câncer de pulmão

Estudo BFAST - As alternativas para tratamento do câncer de pulmão
< 1 min. de leitura

O Dr. Gilberto de Castro Junior, oncologista clínico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Hospital Sírio-Libanês e presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), em sua participação no ESMO Congress 2019, comentou o estudo BFAST, do qual faz parte, que demonstrou a eficácia de tratamentos com imunoterapia ou terapia-alvo direcionados por biópsia líquida realizada em pacientes adultos com câncer de pulmão de células não pequenas avançado ainda não exposto a tratamentos.

A conclusão do estudo até o momento é de que a detecção de fusões de ALK baseada em amostras sanguíneas pode guiar a escolha terapêutica, resultando em alta taxa de resposta objetiva e benefício clínico para pacientes tratados com alectnibe. Este primeiro conjunto de resultados do BFAST é um importante passo na consolidação do papel diagnóstico de amostras sanguíneas para tipos de câncer para os quais coletas invasivas de tecido não são uma opção.

O ESMO Congress 2019 acontece entre os dias 27 de setembro e primeiro de outubro em Barcelona, Espanha e reúne especialistas do mundo todo para discutir o que há de mais recente na pesquisa oncológica, com apresentação de dados que podem mudar a prática da oncologia e consequente promoção de um atendimento melhor ao paciente. Confira a cobertura no site www.oncologiabrasil.com.br/esmo-19, e nas nossas redes sociais.