Especialista comenta atualizações recentes sobre amivantamabe em câncer de pulmão - Oncologia Brasil

Especialista comenta atualizações recentes sobre amivantamabe em câncer de pulmão

< 1 min. de leitura

O Dr. William William, diretor de Oncologia e Hematologia da BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comentou as evidências mais recentes de amivantamabe, apresentadas na ASCO 2021 

 

O amivantamabe é um anticorpo monoclonal bi-específico, direcionado ao EGFR e ao MET, sendo a primeira terapia-alvo aprovada nos Estados Unidos, especificamente, para pacientes com mutação em EGFR no éxon 20. 

 A avaliação do FDA sobre o medicamento foi baseada no CHRYSALIS, um estudo aberto em andamento, de fase 1, multicêntrico, que avalia a segurança, a farmacocinética e a eficácia de amivantamabe em monoterapia e em combinações.  

No ASCO 2021, foi apresentada uma comparação entre os desfechos dos pacientes que participaram do CHRYSALIS e dados de vida real. 81 pacientes, tratados com amivantamabe no estudo, foram comparados com 125 pacientes que integravam bases de dados de vida real e haviam recebido esquema terapêutico baseado em platina. Destes, 16% foram tratados com TKI prévio; 25% tinham recebido quimioterapia de resgate; e cerca de 24%, imunoterapia de resgate. 

Enquanto a taxa de resposta foi de 40% no estudo com amivantamabe, nos dados de vida real com outros esquemas terapêuticos, ficou próxima a 16%.   

No que se refere à SLP, o hazard ratio foi de 0.47 a favor do amivantamabe. Com relação à SG, foi de 0.5 para o amivantamabe, o que se traduz em redução de 50% nos óbitos. Por fim, a sobrevida mediana foi de 12,8 meses na coorte de dados de vida real e chegou a 22,8 meses no grupo tratado com amivantamabe. 

Essa análise comparativa demonstrou a eficácia de amivantamabe no tratamento de pacientes com CPNPC e EGFR mutado no éxon 20, indicando, segundo o Dr. William William, superioridade em relação às alternativas até então disponíveis.  

 

Referências:

  1. New Amivantamab Data from CHRYSALIS Study Show Robust Clinical Activity and Durable Responses in Patients with Metastatic or Unresectable Non-Small Cell Lung Cancer and EGFR Exon 20 Insertion Mutations

Para saber mais sobre câncer de pulmão acesse: https://canceregfr.com

 

Apoio Educacional: