Regimes de condicionamento para transplante de células-tronco alogênico em crianças e adolescentes com leucemia linfocítica aguda - Oncologia Brasil

Regimes de condicionamento para transplante de células-tronco alogênico em crianças e adolescentes com leucemia linfocítica aguda

2 min. de leitura

Sobrevida global e sobrevida livre de eventos foram superiores no grupo com irradiação corporal total e a mortalidade relacionada ao tratamento foi superior no grupo com quimioterapia

Na sessão plenária do Simpósio Presidencial, durante a 25ª edição do EHA Annual Congress, Dra. Christina Peters apresentou um estudo sobre regimes de condicionamento para transplante de células-tronco alogênico em crianças e adolescentes com leucemia linfocítica aguda (LLA).

O estudo ALL SCTped FORUM (For Omitting Radiation Under Majority age) teve como objetivo avaliar a possibilidade de não utilização de TBI (irradiação corporal total) nos regimes de condicionamento de crianças e adolescentes, devido aos conhecidos eventos adversos de longo tempo provocados pela irradiação.

Foram incluídos 413 pacientes envolvendo 17 países. A maioria das crianças tinha mais de 10 anos e foi transplantada em primeira remissão. Os pacientes foram randomizados em um braço utilizando TBI e VP16 (etoposido) e outro braço utilizando fludarabina, tiotepa e bussulfano EV ou treossulfano.

A sobrevida global e sobrevida livre de eventos foram superiores no grupo com TBI e a mortalidade relacionada ao tratamento foi superior no grupo com quimioterapia. Não houve diferença de resposta em relação à idade. BCR-ABL e hipodiploidia foram características de bom prognóstico. Surpreendentemente, doença residual mínima pré-transplante não foi critério para melhor sobrevida livre de eventos. GVHD (doença do enxerto versus hospedeiro) foi semelhante nos dois grupos.

Na análise multivariada, não houve diferença entre o tipo de doador, se tinha ou não doença residual mínima pré TMO (transplante de medula óssea), tipo de material para o TMO (sangue periférico ou medula óssea).

Ainda há muitas questões a serem respondidas, principalmente em relação à avaliação das complicações tardias e ao surgimento com maior incidência de segundas neoplasias.

Saiba mais:
https://eha.conference2web.com/#!resources/tbi-or-chemotherapy-based-conditioning-for-children-and-adolescents-with-all-a-prospective-randomized-multicenter-study-forum-on-behalf-of-the-aieop-bfm-all-sg-ibfm-sg-intreall-sg-and-ebmt-pd-wp-8e8db9bc-eab6-4720-9000-5016f71e6c72