Destaques cirúrgicos SABCS 2019 - Oncologia Brasil

Destaques cirúrgicos SABCS 2019

2 min. de leitura

O Dr. Felipe Andrade, mastologista do Hospital Sírio-Libanês, e o Dr. Antônio Frasson, professor da PUC- RS e mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein, comentam seus destaques em relação às atualizações e debates acerca da abordagem cirúrgica do câncer de mama, durante o San Antonio Breast Cancer Symposium 2019.

Os médicos comentaram sobre o importante debate entre o Dr. Alastair Thompson, cirurgião do Baylor College, e o Dr. Lawrence Marks, radio-oncologista da UCN-Chapel Hill, cujo foco foi o manejo das pacientes candidatas à cirurgia conservadora, contrapondo-se duas estratégias: mastectomia radical vs. cirurgia conservadora e radioterapia. Mais uma vez, foi ressaltada a importância de que os prós e contras sejam esclarecidos às pacientes e que essa seja uma escolha individualizada, com decisão compartilhada.

O Dr. Felipe também lembrou de trabalhos com células tumorais circulantes e o Dr. Frasson ressaltou que essa técnica de avaliação deve se tornar muito importante em um futuro próximo, ao permitir que se identifiquem pacientes com doença residual microscópica, que se beneficiaram de fato de tratamentos mais intensivos, permitindo menor sobretratamento e também menos risco de subtratamento das mulheres com câncer de mama inicial.

Os mastologistas comentaram ainda sobre o papel da cirurgia no futuro e sobre a importância da seleção de pacientes através, por exemplo, de avaliação de tumor residual na mama. Estratégias para avaliação de resposta patológica completa sem necessidade de cirurgia foram comentadas e o Dr. Felipe pontuou que uma possível abordagem do tipo watch and wait pode se tornar possível no futuro, para pacientes com tumores de mama iniciais, que apresentem resposta patológica completa após neoadjuvância e para quem a cirurgia eventualmente possa não ser necessária.

Os médicos enfatizaram ainda a grande participação do Brasil no SABCS 2019, com inúmeros trabalhos de grupos brasileiros sendo apresentados este ano. E reforçaram a impressão de que este é, de fato, um dos mais importantes eventos sobre câncer de mama do mundo, sendo fundamental estar atento às atualizações e aos dados apresentados no congresso, uma vez que eles devem pautar as discussões do próximo ano sobre o tema, bem como guiar condutas de oncologistas, mastologistas, radio oncologistas e de todos aqueles que se dedicam ao tratamento de pacientes acometidos por essa doença.

O SABCS aconteceu de 10 a 14 de dezembro de 2019 em San Antonio (EUA) e reuniu mais de sete mil profissionais de 90 países para discutir sobre câncer de mama. Acompanhe os destaques do SABCS na cobertura da Oncologia Brasil.