Dados eletrônicos de mundo real para a pesquisa em oncologia

2 min. de leitura

Há pouco mais de uma década somente 5% dos dados médicos estavam em meio digital. Atualmente, estima-se que mais de 95% das informações médicas já estejam alcançáveis sem necessidade de explorar pilhas de papéis.

As possibilidades que se abrem para extrair eventuais informações importantes que acelerem ou até substituam o ritual tradicional de investigação científica, incluindo validação de dados originalmente de estudos pivotais, têm sido cada vez mais tema de discussão.

Vários aspectos seguem sem resposta ainda, como a qualidade da informação e a confidencialidade, mas não se podem desconsiderar que evidências de mundo real (Real World Evidence – RWE) e dados médicos digitais (Eletronic Health Records – EHR) abrem possibilidades gigantescas.

Em um estudo apresentado no evento virtual da International Society of Pharmacoeconomcis and Outcome Research (ISPOR), pesquisadores da Optum Global Solution, em colaboração com a Índia e os Estados Unidos, avaliaram todos os estudos publicados entre 2015 e 2019 com EHR em oncologia, totalizando 3.906 resumos com somente 27 publicados na íntegra nos últimos dois anos.

Foram avaliados desfechos e a abordagem analítica adotada em cada publicação. Os dados mais descritos foram o padrão de tratamento (37%) seguido de efetividade comparativa (14%), validação de dados (14%), efetividade clínica (9%), modelos preditores (9%), segurança (6%) e outros.

A grande maioria dos estudos buscava correlações com desfechos clínicos, mas assinalavam problemas com extração de dados e amostras insuficientes. A conclusão mais importante dos pesquisadores é que existe grande oportunidade para estruturação de coleta e busca prospectivas de respostas nesse cenário em que o crescimento de questionamentos é maior do que a capacidade do sistema oferecer respostas pelos métodos tradicionais.

Referência:
Mazumder D, Argntinis E, Dhangar I.THE ROLE OF ELECTRONIC HEALTH RECORDS IN THE
ADVANCEMENT OF REAL WORLD EVIDENCE BASED RESEARCH IN ONCOLOGY. RW4 # ISPOR
Virtual Meeting 2020.

Send this to a friend