Dados do estudo PACIFIC reforçam durvalumabe como terapia de consolidação para o tratamento de câncer de pulmão não-pequenas células estadio III - Oncologia Brasil

Dados do estudo PACIFIC reforçam durvalumabe como terapia de consolidação para o tratamento de câncer de pulmão não-pequenas células estadio III

< 1 min. de leitura

O estudo comparou durvalumabe com placebo em pacientes sem progressão da doença após receberem inicialmente quimioterapia e radioterapia concomitantes 

 

Dr. Ross Camidge, Professor Titular na Divisão de Oncologia e Diretor do Programa Clínico de Oncologia Torácica na Universidade do Colorado (EUA)comenta o estudo PACIFIC, cujos resultados modificaram o padrão de tratamento dos pacientes com câncer de pulmão não-pequenas células (CPNPC) estadio III irressecável. 

 

 

O CPNPC é um tipo de câncer bastante desafiadorDada a heterogeneidade da doença no estadio III, diferenciar tumores ressecáveis dos não ressecáveis é fundamental para determinar o melhor tratamento. No geral, um em cada três pacientes com CPNPC é diagnosticado nessa fase, quando a maioria dos casos é irressecável. 

Historicamente, a quimiorradiação foi utilizada por décadas como tratamento para esses pacientes. No entanto, segundo o oncologista, o estudo PACIFIC modificou esse cenário. Os primeiros resultados foram apresentados há dois anos e, na ESMO 2020, os dados foram atualizados a partir de análises exploratórias planejadas de quatro anos. 

Trata-se de um estudo de fase III, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, multicêntrico, que comparou durvalumabe (10 mg/Kg a cada 2 semanas) com placebo em pacientes com CPNPC estadio III sem progressão da doença após receberem inicialmente quimioterapia e radioterapia concomitantes. 

Os desfechos primários foram sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida global (SG).  A SLP teve HR de 0,55 (IC de 95%) com mediana de 17,2 versus 5,6 meses. Os resultados das análises atualizadas confirmaram uma taxa de SG estimada em quatro anos de 49,6% para durvalumabe versus 36,3% para placebo após QTR e SG mediana de 47,5 meses versus 29,1 meses, respectivamente. 

Dr. Ross Camidge conclui no vídeo que os resultados de quatro anos do estudo PACIFIC reforçam o durvalumabe com terapia de consolidação para o tratamento da subpopulação de pacientes elegíveis. 

Referências: 

LBA49 – Durvalumab after chemoradiotherapy in stage III NSCLC: 4-year survival update from Phase 3 PACIFIC trial. ESMO 2020.  

NCCN Guidelines – Small Cell Lung Cancer – Version 1.2021 – August 4, 2020 [Internet]. Disponível em: https://www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/sclc.pdf 

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação