Conheça um pouco mais sobre o papel do farmacêutico atuante em oncologia - Oncologia Brasil

Conheça um pouco mais sobre o papel do farmacêutico atuante em oncologia

2 min. de leitura

O profissional deve ter um perfil multidisciplinar, com conhecimentos básicos de administração e habilidade para coordenação e liderança.

Na data de hoje, 20 de janeiro, a Oncologia Brasil parabeniza a todos os farmacêuticos pelo seu dia, mas, em especial, aquele que é um importante aliado na luta contra o câncer: o farmacêutico oncológico.

Integrante essencial da equipe multidisciplinar em oncologia, o farmacêutico atua na manipulação e gerenciamento dos medicamentos utilizados, em suas diferentes etapas, garantindo que os procedimentos sejam realizados da maneira adequada, conforme indicação e posologia.

Responsável pela gestão da farmácia clínica e de programas de atenção farmacêutica, o profissional é um profundo conhecedor das drogas e diferentes terapias que muitas vezes lida com situações de alta complexidade, assumindo uma atividade de grande importância para o sucesso do tratamento do paciente com câncer.

No Brasil, os programas de graduação em farmácia não contemplam, em seus componentes curriculares, teoria e prática em Oncologia apropriadas para o exercício da função. Isso torna necessário que o profissional farmacêutico oncológico complemente sua formação e adquira experiência através de cursos complementares, cursos de pós-graduação e programas de residência.

Em relação à quimioterapia, conforme a resolução 288/96 do Conselho Federal de Farmácia, somente o farmacêutico é autorizado a manipular os citotóxicos utilizados no tratamento, pois saberá realizar o manejo apropriado, seguindo as normas técnicas e conhecendo profundamente as resoluções e suas diretrizes, garantindo a segurança essencial para a administração das drogas, e de acordo com as técnicas de biossegurança.

O farmacêutico também cumpre um importante papel lidando diretamente com o paciente oncológico, devendo estar apto a trazer informações sobre possíveis eventos adversos de maneira clara e apropriada.

Confira o vídeo e comentário da Daniela Archanjo:

“O Farmacêutico oncológico é um profissional formado em Farmácia com especialização e vivencia em oncologia. Como uma área em constante expansão, o profissional é requerido pelo mercado com legislação e formação específica. O seu destaque vem a pouco mais de 15 anos, pela demanda crescente do acometimento do câncer em pacientes, por isso a necessidade de um profissional atento ao futuro, principalmente pois o Brasil será um dos países que maia terá idosos nas próximas décadas. Este profissional deverá, além de estar atualizado, conhecer o paciente nos seus mais diversos aspectos. Como social. Cultural, emocional e promover a constante qualidade para o paciente”.

Daniela Archanjo é farmacêutica hospitalar e clínica, com ênfase em Farmacoeconomia, Farmacovigilância, Segurança ao Paciente, Uso Racional de Medicamento e Reações Adversas a Medicamentos.