Inovação tecnológica em oncologia mamária - Oncologia Brasil

Inovação tecnológica em oncologia mamária

2 min. de leitura

O Dr. Nivaldo Vieira, oncologista Clínico da Onco-Hematos, comentou alguns dos principais avanços tecnológicos em desenvolvimento ou já em uso, para pacientes com câncer de mama, durante o San Antonio Breast Cancer Symposium 2019.

O médico lembrou que inovação e tecnologia são áreas cada vez mais integradas nos cuidados de saúde e deu exemplos de como soluções digitais têm sido incorporadas ao dia a dia da oncologia mamária. O Dr. Nivaldo citou, incialmente, o uso de aplicativos que ajudam a identificar sintomas relacionados ao tratamento e que podem servir de ferramenta para melhorar e agilizar a identificação desses eventos por parte das equipes que assistem os pacientes, permitindo aos indivíduos em tratamento uma maneira rápida e eficaz de reportar problemas e um canal fácil de comunicação para orientações sobre manejo dos mesmso.

O oncologista comentou ainda sobre como aplicativos com testes rápidos, feitos pelo celular, podem auxiliar na identificação de perda cognitiva de pacientes em tratamento. Segundo o Dr. Nivaldo, a sensibilidade para avaliação dessa perda foi grande e aquelas que foram acompanhadas por esse aplicativo conseguiram receber intervenções mais precoces.

O Dr. Nivaldo pontuou também a crescente importância das tecnologias de inteligência artificial (IA) na medicina. Ele citou avanços recentes na área de radiologia, em que softwares acoplados a aparelhos de tomografia e ressonância já auxiliam na identificação de alterações específicas, e deu destaque ao uso dessas ferramentas agora também na patologia, com avaliação de morfologia de células circulantes que tenham alterações genômicas específicas, permitindo assim a identificação de células circulantes tumorais.

O oncologista ainda destacou diversas outras aplicações de tecnologias recentes, como escores de risco integrados a técnicas de machine learning, o uso de big data para explorar dados em volumes muito maiores do que os atualmente analisados, o uso de IA para planejamento de radioterapia em câncer de mama e para avaliação de grau histológico tumoral. E mostrou que fundamentalmente, com o uso de novas tecnologias e com o fácil acesso a aplicativos, o paciente é colocado cada vez mais no centro do cuidado de saúde, assumindo uma função de protagonismo.

O SABCS acontece de 10 a 14 de dezembro de 2019 em San Antonio (EUA) e reúne mais de sete mil profissionais de 90 países para discutir sobre câncer de mama. Acompanhe os destaques do SABCS na cobertura da Oncologia Brasil.