Câncer de Bexiga Invasivo: Qual é o melhor esquema de quimioradioterapia? - Oncologia Brasil

Câncer de Bexiga Invasivo: Qual é o melhor esquema de quimioradioterapia?

< 1 min. de leitura

Fluorouracil mais cisplatina e radiação duas vezes ao dia (FCT) é um regime estabelecido de quimioradioterapia (CRT) para o tratamento seletivo do câncer de bexiga invasivo muscular com preservação da bexiga. Gemcitabina e radiação uma vez por dia (GD) é uma alternativa bem suportada.

Um estudo recentemente publicado comparou os dois regimes de tratamento. Os pacientes foram aleatoriamente designados para FCT ou GD. Os pacientes foram submetidos a ressecção transuretral e CRT de indução de 40 Gy. Pacientes que obtiveram resposta completa (CR) receberam consolidação com CRT a 64 Gy e outros foram submetidos a cistectomia. O desfecho primário foi a taxa de liberdade de metástases à distância em 3 anos (DMF3). O ensaio não foi estatisticamente estimulado para comparar os regimes, mas para avaliar se um dos regimes excedeu o valor de referência do DMF3 de 75%.

O acompanhamento mediano foi de 5,1 anos para pacientes vivos elegíveis. DMF3 foi de 78% e 84% para FCT e GD, respectivamente. O BI-DMFS3 foi de 67% e 72%, respectivamente. As taxas de RC pós-indução foram de 88% e 78%, respectivamente. Ambos os regimes demonstraram DMF3 superior a 75%. Houve menos toxicidades observadas no braço do GD. Tanto a gemcitabina como a radiação uma vez ao dia ou um regime à base de cisplatina poderiam servir como base para futuros testes de terapia sistêmica.

 

Saiba mais: http://ascopubs.org/doi/abs/10.1200/JCO.18.00537