Cabozantinibe e nivolumabe apresentam atividade clínica no tratamento de tumores geniturinários metastáticos

3 min. de leitura

Cabozantinibe associado a nivolumabe, assim como a combinação de cabozantinibe mais nivolumabe e ipilimumabe, apresentaram eficácia e segurança promissoras em um estudo de fase I de escalonamento de dose, em pacientes com tumores geniturinários metastáticos

Durante o 2021 Genitourinary Cancers Symposium, foram divulgados os resultados finais de uma análise conjunta da fase I de determinação da dose e sete coortes de expansão subsequentes, avaliando cabozantinibe e nivolumabe (CaboNivo), isoladamente ou associados a ipilimumabe (CaboNivoIpi) para tumores geniturinários metastáticos.

Pacientes com a doença, em fase I da coorte, receberam oito doses crescentes de CaboNivo ou CaboNivoIpi. Nas sete coortes de expansão, os participantes receberam a dose recomendada de fase II para CaboNivo (cabozantinibe 40mg/dia + nivolumabe 3mg/kg a cada duas semanas em ciclos de 28 dias) e para CaboNivoIpi (CaboNivo na mesma dose descrita anteriormente + ipilimumabe 1mg/kg a cada três semanas por quatro ciclos de 21 dias, seguidos de CaboNivo).

As coortes de expansão CaboNivo incluíram pacientes com carcinoma urotelial (Ur); carcinoma de células renais de células claras (CC), adenocarcinoma de bexiga (adenoBex) e outros tumores geniturinários metastáticos raros. As coortes de expansão CaboNivoIpi incluíram Ur, CC e carcinoma peniano. Os objetivos do estudo foram determinar a atividade clínica, a segurança e a tolerabilidade de ambas as combinações. Um objetivo secundário foi a detecção de células tumorais circulantes EpCAM+. 

 

Resultados: 

Um total de 120 participantes (idade média de 59 anos) foi inscrito: 54 na fase I e 66 nas coortes de expansão de dose. 64 pacientes receberam CaboNivo e 56, CaboNivoIpi. O acompanhamento médio foi de 40,4 meses. A taxa de resposta objetiva (TRO) para 108 indivíduos avaliáveis ​​foi de 38%, com 12 respostas completas (11,1%) e 29 respostas parciais (26,9%).

As TRO para os seguintes tumores geniturinários metastáticos foram:  

  • Ur: 42,4% (n = 33), com resposta completa de 21,2%; 
  • CC: 62,5% (n = 16);  
  • Câncer de próstata: 11,1% (n = 9);  
  • Tumor de células germinativas: sem respostas (n = 6);  
  • AdenoBex: 20% (n = 15);  
  • Peniano: 44,4% (n = 9);  
  • Carcinoma escamoso de bexiga: 85,7 (n = 7);  
  • Carcinoma medular renal 50% (n = 2);  
  • Pequenas células de bexiga: 33,1% (n = 3).

A sobrevida global mediana para toda a população foi de 15,9 meses. A mediana de acordo com as histologias foi de: 

  • Ur: 24,9 meses (n = 39); 
  • CC: 38,6 meses (n = 16).

A duração mediana da resposta foi de 22,8 meses na população geral, de 32,1 meses para os pacientes com tumor Ur e de 20,1 meses para aqueles com CC.

Eventos adversos relacionados ao tratamento, de grau 3 ou 4, ocorreram em 84% e 80% dos pacientes tratados com CaboNivo e CaboNivoIpi, respectivamente. Eles incluíram hipofosfatemia (25% e 16%), elevação de lipase (20% e 20%), fadiga (20% e 18%), elevação de ALT (5% e 14%), aumento de AST (9% e 11%), diarreia (9% e 11%) e evento tromboembólico (11% e 4%). Um participante apresentou pneumonite de grau 5 com CaboNivoIpi. A contagem inicial de células tumorais circulantes EpCAM+ CTC de < 5 versus > 5 foi associada a uma sobrevida global mediana maior (24,3 versus 12,3 meses; p = 0,037).

Os autores concluem que CaboNivo e CaboNivoIpi demonstraram atividade clínica promissora e segurança administrável, em muitas histologias de tumores geniturinários metastáticos, incluindo tumores raros. 

 

Referências:  

  1. Apolo AB, et al. Final results from a phase I trial and expansion cohorts of cabozantinib and nivolumab (CaboNivo) alone or with ipilimumab (CaboNivoIpi) for metastatic genitourinary tumors. Abstract 3. 2021 Genitourinary Cancers Symposium. DOI:10.1200/JCO.2021.39.6_suppl.3

Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a).

Send this to a friend