Avelumabe é aprovado pelo FDA como terapia de manutenção do carcinoma urotelial localmente avançado

2 min. de leitura

Esta é a 1ª opção de imunoterapia que demonstrou benefício significativo de sobrevida global apresentada no estudo fase 3 – JAVELIN Bladder 100
O FDA americano (U.S. Food and Drug Administration) concedeu aprovação para o avelumabe (anti-PD-L1) como terapia de manutenção de linha de frente para pacientes com carcinoma urotelial metastático localmente avançado ou metastático que não progrediram com quimioterapia à base de platina. A aprovação foi baseada nos resultados positivos do estudo fase 3 JAVELIN Bladder 100, apresentado recentemente durante a ASCO 2020.

As sobrevidas livre de progressão (SLP) e global (SG) em paciente com câncer urotelial geralmente são curtas devido à resistência à quimioterapia e, por este motivo, essa aprovação é um dos avanços mais significativos no paradigma de tratamento neste cenário em 30 anos, segundo Petros Grivas – um dos principais investigadores do ensaio.

Com uma mediana de sobrevida global de mais de 21 meses, medida a partir da randomização, o regime com o avelumabe tem o potencial de se tornar o novo padrão de tratamento, baseado em sua capacidade comprovada de reforçar o benefício (resposta ou doença estável) da quimioterapia de indução e prolongar a vida do pacientes com a doença. O padrão atual é a quimioterapia à base de platina. No entanto, a maioria dos pacientes progride dentro de 9 meses após o início do tratamento e apenas 5% dos pacientes com doença metastática viverão mais de 5 anos. Para pacientes que não progrediram após o tratamento com quimioterapia à base de platina, o avelumabe é administrado como uma terapia de manutenção de linha de frente até que ocorra a progressão da doença ou toxicidade inaceitável.

Referências:
FDA approves Bavencio as first-line maintenance treatment for patients with locally advanced or metastatic urothelial carcinoma. News Release. Pfizer. June 30, 2020. Accessed July 1, 2020. https://bit.ly/2D29eJv

Powles T, Park SH, Voog E, et al. Maintenance avelumab + best supportive care (BSC) versus BSC alone after platinum-based first-line (1L) chemotherapy in advanced urothelial carcinoma (UC): JAVELIN Bladder 100 phase III interim analysis. Presented at: 2020 ASCO Virtual Scientific Program; May 29-31, 2020. Abstract LBA1. (https://meetinglibrary.asco.org/record/186872/abstract)

Send this to a friend