Aprimorando a seleção de pacientes para o rastreamento de câncer de pulmão - Oncologia Brasil

Aprimorando a seleção de pacientes para o rastreamento de câncer de pulmão

< 1 min. de leitura

O Dr. Ricardo Terra, cirurgião torácico, comenta o International Lung Screen Trial (ILST) apresentado em plenária no terceiro dia da tarde na 20ª World Conference on Lung Cancer, que acontece em Barcelona (Espanha), de 07 a 10 de setembro.

O benefício do rastreamento de câncer de pulmão já é bem estabelecido. Os dados apresentados avaliaram prospectivamente o PLCOm2012, modelo de regressão para selecionar mais adequadamente pacientes candidatos ao rastreamento.

O PLCOm2012 foi comparado aos critérios clássicos, United States Preventive Services Task Force (USPSTF), relacionados a tabagismo e outros. Os requisitos PLCOm2012 tiveram maior acurácia e melhor valor preditivo, ou seja, capturou mais pacientes com um menor número falsos positivos.

A 20ª Conferência Mundial da IASLC sobre Câncer de Pulmão (WCLC 2019), da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC),é a maior reunião do mundo dedicada ao câncer de pulmão e outras doenças malignas torácicas, cujo objetivo é aumentar o entendimento da doença e a colaboração no desenvolvimento e implementação de novas estratégias. Vários resultados de ensaios clínicos são apresentados entre 07 e 10 de setembro de 2019, e você pode acompanhar os principais em vídeos e textos no site oncologiabrasil.com.br/iaslc-19 e nas nossas redes sociais.