ANVISA aprova nova indicação de avelumabe no tratamento do câncer urotelial

2 min. de leitura

A Anvisa concedeu aprovação do (anti-PD-L1) avelumabe (Bavencio®️), como terapia de manutenção para pacientes com carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático que não progrediram com quimioterapia à base de platina. A aprovação foi baseada nos resultados positivos do estudo fase 3 JAVELIN Bladder 100, apresentado recentemente durante a ASCO 2020. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 28 de Dezembro de 2020.

As sobrevidas livre de progressão (SLP) e global (SG) em paciente com câncer urotelial geralmente são curtas devido à resistência à quimioterapia e, por este motivo, essa aprovação é um avanço significativo, com uma mediana de sobrevida global de mais de 21 meses, e tem o potencial de se tornar o novo padrão de tratamento, baseado em sua capacidade comprovada de reforçar o benefício (resposta ou doença estável) da quimioterapia de indução e prolongar a vida do pacientes com a doença.

O padrão atual é a quimioterapia à base de platina. No entanto, a maioria dos pacientes progride dentro de 9 meses após o início do tratamento e apenas 5% dos pacientes com doença metastática viverão mais de 5 anos. Para pacientes que não progrediram após o tratamento com quimioterapia à base de platina, o avelumabe (Bavencio®️) é administrado como uma terapia de manutenção até que ocorra a progressão da doença ou toxicidade inaceitável.

Acesse os detalhes do estudo, aqui.

Referências:

https://www.oncologiabrasil.com.br/asco-2020/importante-estudo-brasileiro-sobre-cancer-de-prostata-avancado-e-destaque-no-congresso-anual-da-asco-2/

https://clinicaltrials.gov/ct2/show/results/NCT02603432

Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a).

Send this to a friend