Abordagem cirúrgica do câncer de mama: mastectomia vs. cirurgia conservadora - Oncologia Brasil

Abordagem cirúrgica do câncer de mama: mastectomia vs. cirurgia conservadora

< 1 min. de leitura

O Dr. Antônio Frasson, professor da PUC-RS e mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein, comenta sobre o painel de discussão de abordagem cirúrgica do câncer de mama, que ocorreu durante o San Antonio Breast Cancer Symposium 2019.

O foco da discussão foi o manejo das pacientes candidatas à cirurgia conservadora. O Dr. Alastair Thompson, do Baylor College, defendeu os benefícios da mastectomia como tratamento definitivo e que exclui a necessidade de radioterapia complementar, podendo, assim, evitar complicações actínicas crônicas.

Já o Dr. Lawrence Marks, professor da UNC-Chapel Hill, ressaltou os pontos positivos da cirurgia conservadora da mama, associada à radioterapia, pontuando inclusive os inúmeros avanços tecnológicos associados a esse tratamento e o melhor controle de toxicidades ao longo dos últimos anos.

O Dr. Frasson pontuou que a mensagem principal é a de que os dois tratamentos são possíveis e o mais importante é que a escolha seja individualizada, conforme a experiência do cirurgião e refletindo as necessidades e vontades de cada paciente.

O SABCS acontece de 10 a 14 de dezembro de 2019 em San Antonio (EUA) e reúne mais de sete mil de 90 países para discutir sobre câncer de mama. Acompanhe os destaques do SABCS na cobertura da Oncologia Brasil.