AACR 2021: destaques em onco-hematologia

2 min. de leitura

Dra. Danielle Leão traz um panorama sobre a parte educacional do evento e comenta os mais importantes estudos apresentados 

A edição de 2021 do American Association for Cancer Research (AACR) Annual Meeting, realizado durante os dias 10 e 15 de abril, cobriu as últimas descobertas em todo o espectro da pesquisa do câncer: da prevenção à biologia do câncer, abordando estudos translacionais e clínicos e destacando o trabalho dos maiores especialistas em pesquisa de grandes instituições científicas internacionais. 

O evento trouxe apresentações que mostraram revisões amplas e atualizadas, além de discussões sobre perspectivas futuras no entendimento da patogênese, no tratamento e manejo de doenças oncológicas e hematológicas. Novas abordagens laboratoriais, diagnósticas e terapêuticas, tanto na parte básica, como translacional, de estudos pré-clínicos e clínicos foram discutidas, ajudando a compreender as tendências para o futuro. 

A Dra. Danielle Leão, Médica Hematologista e Pesquisadora Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, fez um panorama sobre o evento, analisando os maiores destaques na área de onco-hematologia. No vídeo abaixo, ela aborda a parte educacional – a sessão Advances – e analisa os principais estudos de fases I a III apresentados, como o CHRONOS-3 e o PATHFINDER.  

“A parte educacional foi muito boa. Os apresentadores discutiram diversos temas, incluindo como definir a melhor terapia celular para cada paciente, tumorigênese, linfomas não-Hodgkin difusos de grandes células B, caracterização celular e epigenética. Com isso, temos a possibilidade de entender esses novos alvos que surgirão nos próximos anos”, afirma. 

 

Ouça os comentários da médica também em versão podcast:  

 

 

 

Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a).   

 

Send this to a friend