Poziotinibe demonstra atividade clínica em pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células previamente tratados - Oncologia Brasil

Poziotinibe demonstra atividade clínica em pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células previamente tratados

Dr. Fernando Santini comenta os resultados do estudo ZENITH20
< 1 min. de leitura

Os resultados foram apresentados na sessão “Clinical Plenary: Immunotherapy Clinical Trials 1” do AACR 2020

Dr. Fernando Santini, oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês (SP), comenta os dados desse estudo ZENITH20 apresentado na AACR 2020:

Estudo de fase 2 apresentado durante o AACR Annual Meeting 2020 demonstrou eficácia e segurança do poziotinibe em pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) previamente tratados, com mutações de inserção do exon 20 do EGFR (ZENITH20-1). O poziotinibe foi administrado por via oral na dose de 16mg uma vez ao dia.

A taxa de resposta objetiva (TRO) na população com intenção de tratar (n=115) foi de 14,8% e a taxa de controle da doença foi de 68,7%. Apesar da TRO de 14,8%, foi observada redução do tumor em 65% dos pacientes. A duração mediana de resposta foi de 7,4 meses e a sobrevida livre de progressão (SLP) foi de 4,2 meses. Uma resposta foi observada mesmo em pacientes com vários tratamentos anteriores.

Uma porção significativa dos pacientes teve interrupção (88%) ou redução (68%) do tratamento. Descontinuação permanente por eventos adversos foi observada em 10% dos pacientes. Os eventos adversos mais frequentes foram rash cutâneo, diarreia, estomatite e paroníquia.

O estudo está em andamento, com adição de novas coortes, que vão explorar outras doses e regimes de administração de poziotinibe, o que pode otimizar a cobertura da medicação, aumentar adesão ao tratamento e melhorar as respostas.

Saiba mais:
https://www.abstractsonline.com/pp8/#!/9045/presentation/10782