A importância dos Survivorship Care Plans para o acompanhamento de pacientes oncológicos antes e depois do tratamento - Oncologia Brasil

A importância dos Survivorship Care Plans para o acompanhamento de pacientes oncológicos antes e depois do tratamento

1 min. de leitura

A Professora de Enfermagem da Winona State University de Minnesota, Dra. Julie Ponto, falou no Primeiro International Meeting in Oncology Nursing (IMON) a respeito da vida de pacientes que sobreviveram ao câncer.

Em 2006, o Institute of Medicine dos Estados Unidos lançou um relatório com recomendações para o acompanhamento de pacientes oncológicos após o processo de tratamento e remissão da doença. O conceito de Survivorship Care Plans surgiu na forma de diretrizes que guiem a equipe médica, com foco especial na enfermagem, para que sobreviventes do câncer tenham o devido acompanhamento e saibam como dar seus próximos passos.

O conteúdo destes planos de diretrizes inclui um registro do quadro clínico e de todos os tratamentos pelos quais o paciente passou, incluindo eventos adversos que tenha apresentado, além de um plano de follow-up.

“A sobrevivência dos nossos pacientes oncológicos está aumentando. O Brasil, por exemplo, tem cerca de um milhão de pacientes que sobreviveram ao câncer. Estes números estão crescendo ainda mais, porque a eficácia do tratamento está cada vez maior. O plano de follow-up comunica e detalha os exames de screening específicos para cada paciente, relacionados à detecção de recidiva ou de outros quadros clínicos que podem surgir após o tratamento, e que também devem ser ponto de atenção”, explicou Ponto.

O IMON ocorre nos dias 06 e 07 de setembro de 2019, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo (SP). Acompanhe a cobertura do evento no site e nas redes (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube) da Oncologia Brasil!