20ª WCLC apresentou estudos importantes na oncologia torácica - Oncologia Brasil

20ª WCLC apresentou estudos importantes na oncologia torácica

2 min. de leitura

O Dr. Gilberto Castro, oncologista clínico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Hospital Sírio-Libanês e presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácia (GBOT), dá um panorama geral da 20ª World Conference on Lung Cancer, que terminou hoje (10/09) em Barcelona (Espanha).

O oncologista destacou a relevância crescente do evento e do estudo do câncer de pulmão para a oncologia mundial, sendo essa a maior edição desse congresso até o momento, com quase 7500 participantes e grande participação do Brasil, tanto na apresentação quanto na discussão de trabalhos.

Como destaques, o médico lembra da importância da prevenção, com rastreamento em tabagistas ou ex-tabagistas com tomografia de baixa dose, para diagnóstico precoce do câncer de pulmão e da necessidade de implementação de política pública acerca do tema no Brasil. Dados novos mostram que análises de micro-RNA podem ajudar a selecionar pacientes de maior e menor risco, permitindo, em alguns casos, aumentar o intervalo entre as tomografias de rastreamento.

O Dr. Gilberto ainda ressaltou a grande importância da prevenção primária do câncer, representada sobretudo pelo esforço para interrupção do tabagismo, e destacou a campanha lançada pelo GBOT com intuito de combater esse hábito.

Quanto às atualizações em tratamento, o oncologista destacou avanços na radiocirurgia, comentando trabalho que comparou esse método à cirurgia videoassistida, mostrando vantagens para a radioterapia no manejo de alguns pacientes. Lembrou ainda o estudo CASPIAN, que avaliou quimioterapia com etoposídeo e platina (EP) associada ou não a durvalumabe ± tremelimumabe, para o tratamento de câncer de pulmão de células pequenas, com ganho em sobrevida global para o grupo de durvalumabe + EP vs. EP.

Destacou também o estudo LIBRETTO-001, que mostrou uma nova opção de terapia-alvo para o tratamento de tumores com fusões de RET. O médico concluiu: “Eu acho que saímos todos daqui bastante felizes com os avanços apresentados”, e deixou convite para o congresso de 2020, que deve ocorrer em Singapura.

A 20ª Conferência Mundial da IASLC sobre Câncer de Pulmão (WCLC 2019), da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC),é a maior reunião do mundo dedicada ao câncer de pulmão e outras doenças malignas torácicas, cujo objetivo é aumentar o entendimento da doença e a colaboração no desenvolvimento e implementação de novas estratégias. Vários resultados de ensaios clínicos são apresentados entre 07 e 10 de setembro de 2019, e você pode acompanhar os principais em vídeos e textos no site oncologiabrasil.com.br/iaslc-19 e nas nossas redes sociais.